segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nova Reforma Ortográfica



por Ariadne Mégara


Galerinha, hoje, vamos aprender as regras da nossa reforma ortográfica, questão certa nas provas das Federais, da Universidade de Pernambuco e, como não poderia faltar, dos concursos públicos vigentes.
Então, vamos lá....


As letras K,Y e W, agora, fazem parte do nosso alfabeto, sendo usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.



Os ditongos abertos, aqueles que nos fazem abrir mais a boca ao pronunciar a primeira vogal, não serão mais acentuados em palavras paroxítonas, sendo assim, palavras como assembleia, plateia, jiboia, perdem a o acento.
Mas, não custa nada lembrar que nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua, é o caso de: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.



Não existe mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes). Sendo assim, é atenção redobrada nos sentidos das palavras. 

Contudo, algumas observações são essenciais, tais como:
  • O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
  • É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
Houve, para o desespero de alguns milhares de alunos que já são obrigados a decorarem tantas regras e fórmulas, mais algumas mudanças, agora, no que diz respeito ao uso do hífen. São Elas:
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com "r" ou "s". Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas. Exemplos: antessala, contrassenso, ultrassonografia, etc.

O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal. É o caso, por exemplo, das palavras: arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra. A título de exemplos, tem-se autoafirmação, autoajuda, infraestrutura, intraocular, entre outras. Mas, vale salientar que a regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.


Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Antes Agora
Abençôo
Abençoo
Lêem (verbo ler)
Leem
Enjôo
Enjoo
Dêem (verbo dar
Deem



Muitas regras??? Difícil de aprender?? Tenha Calma, vá estudando aos poucos, exercitando e não se esqueça:

Ficou com alguma dúvida?
Entra em contato com a gente: palavrafemininaar@hotmail.com

Abraços e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário