quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dom Casmurro (Machado de Assis)




por Anailde Ribeiro
  e Ramona Rocha




Machado de Assis está entre um dos Maiores Brasileiros de Todos os Tempos e Dom Casmurro, caso houvesse uma eleição entre Livros, com certeza, estaria entre os 100 mais, tendo sido transformada em Filme, de título Dom, e Minissérie, de título Capitu...
A obra é muito conhecida pela dúvida: Capitu traiu ou não Bentinho? Porém, a resposta nunca será desvendada, já que o Bruxo do Cosme Velho, como o autor também é conhecido, morreu e não há declaração dele sobre o caso, de maneira que nos faz pensar ser o objetivo dele: fazer-nos, a cada leitura, procurar a resposta.
Além disso, Dom Casmurro está sempre na Lista do Vestibular, logo, hoje, iremos conhecê-lo melhor...


·          História:

Escrito em 1899 e publicado em 1900, o livro narra a história de Bento Santiago, um advogado que recluso na velhice e conhecido pelos amigos como Dom Casmurro, pelo seu jeito isolado, resolve escrever o romance para juntar as duas pontas de sua vida.
Bentinho é órfão de pai, criado por sua mãe (D. Glória), seus tios (tia Justina e tio Cosme) e o agregado (José Dias), era uma criança tímida que foi destinada à vida sacerdotal através de uma promessa de sua mãe, entretanto, apaixonara-se por sua vizinha, Capitu, a qual tinha olhos de ressaca e de cigana oblíqua.
Mesmo sofrendo com a separação, Bentinho vai para o seminário, onde conhece seu melhor amigo, Escobar, todavia, ele abandona o local e em seu lugar ordena-se um escravo para pagar a promessa.
Entre o namoro e o casamento, Bentinho forma-se em Direito e estreita sua amizade com Escobar, o qual casa-se com Sancha, amiga de Capitu, e tornam-se pais de Capitolina. Os quatros são inseparáveis, porém, Bentinho e Capitu sofrem com a falta de um filho, até que nasce Ezequiel.
No enterro de Escobar, que morre afogado, Bentinho observa Capitu chorar e conclui que ela amara o amigo e Ezequiel era fruto dessa infidelidade, ademais, seu ciúme foi agravado pela imensa semelhança entre o filho e o amigo, inclusive nos trejeitos, apesar de Capitu já ter alertado para a mania da criança de imitar os outros.
Após pensar em suicídio com um café envenenado e de quase fazer o filho beber o tal café, Bentinho manda Capitu e Ezequiel para a Europa, separando-se da esposa.
Capitu morre no Velho Continente e Ezequiel volta para visitar seu pai, antes de viajar para o Oriente, onde fica doente e morre. Nesse encontro, Bentinho constata que o rapaz era o retrato vivo do amigo morto. Finalmente, ao ser o único sobrevivente entre os personagens apresentados, Bentinho manda construir uma casa no Engenho Novo à semelhança da casa de sua infância, em Matacavalos, e transforma-se em Dom Casmurro.

·    Personagens:

Bento Santiago/Dom Casmurro:  Quanto Bentinho era mimada, tornando-se ciumento, dependente e inseguro, por isso, mesmo prometido à vida sacerdotal e pretendendo casar-se com Capitu, os planos para não entrar no seminário eram elaborados por sua amada. Quando Dom Casmurro é um homem fechado, solitário e triste. Ora manifesta certa condescendência diante do espetáculo do mundo, apreciando certos prazeres da vida, ora demonstra seu desencanto em reflexões melancólicas sobre a realidade.

Capitu: esposa de Bentinho, ascende socialmente através das armas da inteligência e da sensualidade. A personagem nos é pintada leviana, fútil, a que desde pequena só pensa em vestidos e penteados, a que tinha ambições de grandeza e luxo, independente, forte, corajosa e manipuladora.

Ezequiel, filho de Capitu e Bentinho. Tem o primeiro nome de Escobar. Quando pequeno, imitava as pessoas. Vai para a Europa com a mãe, estudou antropologia e mais tarde volta ao Brasil para rever o pai. Morre na Ásia de febre tifóide perto de Jerusalém

Escobar: conhece Bentinho no seminário,  é comerciante e amante dos esporte e possível suspeito de ser amante de Capitu e verdadeiro pai de Ezequiel. Morreu afogado depois de enfrentar a ressaca do mar.  

Sancha: amiga de mocidade de Capitu, casa-se com Escobar, coloca o nome de sua filha de Capitolina para homenagear a amiga.

Dona Glória: mãe de Bentinho, se torna viúva muito jovem, e apesar de sua beleza, recusa-se a manter contatos com outros homens. Piedosa, devotada e escravocrata, prometera o filho ao Seminário, mas, desejava tê-lo sempre perto de si.

José Dias: agregado da família, amante dos superlativos e da bajulação, suas convicções oscilam de acordo com os interesses dos membros da família a que se agregara.

Padre Cabral: encarna, claramente, a Igreja como instituição, como um núcleo de poder que, em plano secundário mas com certa importância.

Tio Cosme: irmão de Dona Glória, advogado bonachão e também viúvo.

Sr. Pádua e Dona Fortunata, pais de Capitu. Jamais opuseram-se à amizade de Capitu e Bentinho.  

Prima Justina, prima de Dona Glória, viúva. Parece ser muito egoísta, ciumenta e intrigante.

Pedro de Albuquerque Santiago, falecido, pai de Bentinho.

  • ·          Narrador:

A obra é narrada em primeira pessoa, narrador personagem, por Bento Santiago que pretende relembrar sua história, “exorcizar” os fantasmas do passado e comprovar, de uma vez por todas, a dupla traição de sua esposa e seu melhor amigo.
  •  Espaço:

Quanto ao lugar em que decorre a ação, trata-se do Rio de Janeiro da época do Império: há inúmeras referências a lugares, ruas, bairros, praças, teatros, salões de baile que evocam essa cidade imperial. Por outro lado, há também ligeiras referências a São Paulo, onde foi estudar Direito o ex-seminarista Bentinho, e também à Europa onde morre Capitu, e mesmo aos lugares sagrados, onde morre Ezequiel (Jerusalém).
  • Tempo:

O tempo é psicológico, já que a história é contada a partir das lembranças do narrador, sem seguir a linearidade do calendário. Ademais, o romance é construído a partir de um flash-back, por um cinqüentão solitário e casmurro, o qual procura "atar as duas pontas da vida" ( infância e velhice).
  • Ação:

O enredo da obra não é dinâmico, já que predomina o elemento psicológico. A narrativa é digressiva, ou seja, interrompida todo o tempo por fugas da linearidade para acrescentar pensamentos ou lembranças fragmentadas do narrador.




·          Escola Literária: Realismo
O Realismo é um estilo de época da segunda metade do séc. XIX, marcado por uma forte oposição às idealizações românticas. Assim, as personagens realistas apresentam mais defeitos do que qualidades, destacando-se as temáticas do adultério, dos interesses econômicos, da ambição desmedida, da dissimulação e da vaidade etc.

Machado de Assis, entretanto, ultrapassou a própria estética realista, na qual está inserido, ao utilizar recursos narrativos que não são típicos dos demais autores de sua época, aspectos que marcaram a obra do escritor, como: a ironia, a metalinguagem e a conversa com o leitor.

Além disso, Machado analisa psicologicamente os personagens para decifrar-lhes a alma, seus sofrimentos e pensamentos, de maneira que retrata a sociedade da época. Finalmente, em Dom Casmurro, o narrador parece antecipando mesmo certos aspectos de modernidade, o que aliás contraria o que disse dele Mário de Andrade em Aspectos da Literatura Brasileira. O emprego do micro-capítulo e de técnicas cinematográficas são bons exemplos dessa modernidade.
  •   Tema:

 Embora, muitos acreditem ser o tema principal a traição, na verdade, a dúvida é o tema que ronda toda a obra, pois, ao escrever a história Bentinho tenta convencer-se e convencer o leitor da traição, não tendo sucesso em nenhum dos objetivos, já que ao relembrar o passado, mostra que não esqueceu o amor de infância e ao advogar em causa própria sobre esse drama familiar, revela suas fraquezas e os aspectos que enfraquecem seus argumentos, como seu ciúme doentio desde adolescente e sua insegurança diante da independência da amada.

Eu, particularmente, gostei tanto do livro que fiz até um artigo sobre isso... Se quiserem ler:

Ficou curioso e quer conhecer mais da obra?

O Domínio Público disponibilizou o livro na net:
         Ficou com alguma dúvida?

Entra em contato com a gente: palavrafemininaar@hotmail.com

Abraços e até a próxima.


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